Conhecer Pemba
Pemba é a capital de Cabo Delgado, a província mais a norte de Moçambique. Fica numa península com vistas sobre a impressionante baia de águas profundas de Pemba. Originalmente, uma pequena aldeia de pescadores – Paquitequete – Pemba como centro comercial foi fundada pela Companhia do Niassa no início do séc.XX, então conhecida como Porto Amélia, uma rainha portuguesa.
A parte mais antiga da cidade – Baixa – perto do porto e do bairro de Paquitequete, temos edifícios mais bonitos, embora precise de um pouco de imaginação para vê-los sem reparar na degradação de alguns. A parte mais nova fica no cimo da colina e a maior parte dos serviços e bancos ficam na Avenida Eduardo Mondlane.
O turismo está centrado na praia de Wimbi, a cerca de 5 kms da cidade. Aqui alguns hotéis e restaurantes estão localizados perto da praia, num formato de lua crescente, cheio de coqueiros e areia branca. O clima tropical assegura de que a água do mar está (quase) sempre quente e Pemba é conhecida pelo seu excelente mergulho, snorkeling e pesca desportiva. Pemba também serve como porta de entrada para o Arquipélago das Quirimbas, as 29 ilhas pristinas de que fazem parte e vão até á fronteira com a Tanzânia. Um pouco a sul de Pemba vai encontrar as praias pristinas de Chuíba e Murrébue – excelente local para os amantes do kitesurf. São mesmo excepcionais pela sua areia aveludada, sombreadas pelos coqueiros e o mar convidativo nos diferentes tons de turquesa.